Últimas postagens!!

Arquitetura da Destruição (1992)



Este filme é considerado um dos melhores estudos sobre o Nazismo. Lembra que chamar Hitler de artista medíocre não elimina os estragos causados por sua estratégia de conquista universal. O arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. O nazismo tinha como princípio fundamental embelezar o mundo, nem que para isso tivesse que destruí-lo.
Esse documentário traça a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas.
Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha.
Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade; em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo.
Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.
Do ponto de vista social, o embelezamento é vinculado diretamente à limpeza. A limpeza do local de trabalho e a limpeza do próprio trabalhador. Os nazistas consideram que ao garantir ao trabalhador a saúde e a limpeza, libertam-no de sua condição proletária e, garantem-lhe dignidade de burguês, eliminando portanto a luta de classes.
A Guerra é vista como uma arte. Com cenas de época, oficiais, mostra-nos a visita de Hitler à Paris logo após a ocupação: O Fuher chega de avião durante a madrugada, visita a Ópera, o Arco do Triunfo, alguns prédios imponentes. Volta para a Alemanha no mesmo dia.
O domínio sobre a França, Bélgica, Holanda possibilitaram aos nazistas a pilhagem de obras de arte. Em 1941 a conquista da Grécia; nova viagem de Hitler, que tinha na beleza da antigüidade um de seus modelos.
O filme dedica ainda um bom tempo à perseguição e eliminação dos judeus como parte do processo de purificação, não só da raça, mas de toda a cultura, mostrando o processo de extermínio. É interessante perceber que, durante toda a guerra, mesmo no período final com a proximidade da derrota, os projetos arquitetônicos do III Reich tiveram andamento, pretendendo construir a nova Berlim, capital do mundo.


Duração: 114 minutos
Direção: Peter Cohen

4 comentários:

  1. Olá bom dia, gostaria de saber como faço pra colocar a legenda, porque não estou conseguindo por aqui, sei que existe um meio, porém não encontrei a solução, obrigado, Plínio

    ResponderExcluir
  2. Olá, para que o player puxe a legenda são necessárias duas coisas: O filme e a legenda devem estar com EXATAMENTE o mesmo nome, no caso da legenda só não esqueça de deixar o extensão (srt), além disso legenda e vídeo devem estar na mesma pasta, quando você assistir ao vídeo, o player vai puxá-la automaticamente. Assim o que você tem a fazer é renomear os arquivos. Tendo dúvidas escreva. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Imagens belíssimas, texto claro e temática abordada de forma densa mas não enfadonha.
    Pena que as legendas não atendem a totalidade da narrativa.

    ResponderExcluir
  4. Michelle, troquei o arquivo de legendas, veja se essas que coloquei agora estão melhores, me dê um feedback tá. Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário para esta postagem!