Últimas postagens!!

O Bandido da Luz Vermelha (1968)



Misterioso assaltante de residências luxuosas em São Paulo, chamado pela imprensa de O Bandido da Luz Vermelha, traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. Apesar dos esforços da polícia, o bandido continua a circular sem problemas. Quando ele chegava, os valentes iam dormir mais cedo e as mulheres mais tarde.
Clássico do Cinema Marginal, esta obra pode ser considerada como ponto de transição entre a estética do Cinema Novo e a ruptura marginal. Realizado na Boca do Lixo, este filme ainda conserva traços da produção cinema-novista que gira em torno da representação alegórica do Brasil e de sua história. Porém, a forte presença do universo urbano, da sociedade de consumo e do lixo industrial gerado por essa sociedade, marca uma nítida diferença. O abandono da ética do Cinema Novo e o aproveitamento, a partir daí, do cafona, acentuando a degradação dos personagens, vão igualmente nesta direção. Na representação do Brasil, o universo do político é explorado para aumentar o grotesco distante de uma visão global do social. "O Bandido da Luz Vemelha" é inteiramente elaborado, inclusive em sua forma narrativa, a partir dos restos da produção industrial da cultura de massas. A ausência de formas narrativas populares, como motivo para a fragmentação da linguagem, permite a adequação da narrativa da obra ao universo do lixo urbano da sociedade de consumo. O Brasil que emerge dos fragmentos desse filme já é um país completamente distinto daquele que surge nas alegorias cinema-novistas.


Elenco:

Paulo Villaça...Bandido Luz Vermelha
Helena Ignês...Janete Jane
Luiz Linhares...Delegado Cabeção
Pagano Sobrinho...J. B. da Silva


Duração: 92 min
Direção: Rogério Sganzerla
.

Um comentário:

  1. Zumbi Maquiavel Buarque de Holanda

    DE PRIMAZIA, É UM FILME IMPERDÍVEL POR SER ANTIGO-BRASILEIRO. É BOM DESFRUTAR O JOGO DE IMAGENS E O CONCEPTISMO PRESENTE NO FILME. SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL. É MAIS QUE UMA ORDEM ASSISTIR-LHE.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário para esta postagem!