Nascido Para Matar (1987)


 

Nascido Para Matar é um olhar em dois tempos sobre a guerra do Vietnã, baseado no romance de Gustav Hasford e levado às telas pelo consagrado Stanley Kubrick (Glória Feita de Sangue, Spartacus).

A primeira parte trata de um grupo de recrutas dos Marines em treinamento básico na Ilha Parris, sob o comando do autoritário sar Bento Hartman (Lee Ermey, de Mississipi em Chamas e Despedida em Las Vegas), que busca desumanizar os jovens para transformá-los em verdadeiras máquinas de guerra usando o sexo como metáfora.

O alvo favorito dos constantes abusos verbais e físicos do instrutor é o gordo e lento recruta Gomer Pyle (Vincent D'Onofrio, de Tudo por Amor e MIB -Homens de Preto). Pyle atrai a simpatia de Joker (Matthew Modine, de Em Busca da Vitória e De Caso com a Máfia), que o aceita mesmo quando seu comportamento se aproxima da insanidade.

A segunda parte mostra o sargento Joker (a escolha deste nome, que significa coringa, não foi aleatória) cobrindo a guerra como correspondente em Da Nang do jornal militar Stars & Stripes, cujo objetivo é levantar o moral e reportar notícias da guerra. No campo de batalha, ele se junta a soldados de apelidos sugestivos como Bola Oito, Cowboy, Tenente Touchdown e Animal Mother.

Com um cinismo peculiar sobre tudo o que se refere ao Vietnã, Joker tenta manter sua objetividade, e o filme mostra a visão do homem comum na guerra, sua visão dos locais, das lutas e do inferno das batalhas. Flagra também a incompreensão dos soldados com a resistência dos sul-vienamitas que eles vieram salvar.

A vida estruturada, disciplinada e organizada que os soldados aprenderam no treinamento sai de controle à medida em que são sugados pela máquina de guerra, até que tudo desemboca numa situação de extremo impacto e dramaticidade.



Elenco:

Matthew Modine (Recruta Joker / Narrador)
Adam Baldwin (Animal Mother)
Vincent D'Onofrio (Recruta Gomer Pyle)
R. Lee Ermey (Sargento Hartman)
Dorian Harewood (Recruta Eightball)
Arliss Howard (Recruta Cowboy)
Kevyn Major Howard (Recruta Rafterman)


Duração: 116 minutos
Direção: Stanley Kubrick
.
Deixe seu comentário!!

3 comentários (deixe o seu!).