Últimas postagens!!

Uma Verdade Inconveniente (2006)

S

Recentes e preocupantes eventos na natureza, perceptíveis a todos, como o furacão Katrina em New Orleans, têm, por trás, a degradação do meio ambiente feita pelo homem. Com a aceleração de atos destruidores por parte de grandes empresas e mesmo por indivíduos, ocorrida durante todo o século XX, uma bomba-relógio com efeitos devastadores foi montada. A fim de tentar alertar a população em geral a respeito dos riscos e da necessidade de se fazer algo a respeito, o político norte-americano Al Gore decidiu fazer um filme sobre o tema.

Uma Verdade Inconveniente mostra como e por quais motivos a emissão de substâncias poluentes e o mau uso dos recursos naturais tem impactado no aquecimento global e em demais problemas bastante atuais. Nos últimos minutos do filme, algumas recomendações sobre o que pode ser feito são mostradas, e servem como um guia imprescindível para a sobrevivência do mundo como o conhecemos hoje.

O documentário é essencialmente uma versão em película do slide-show que Gore vem exibindo desde 1978 sobre a sistemática destruição do meio ambiente, devido ao dióxido de carbono preso na atmosfera terrestre. Segundo Gore, o debate está terminado. A comunidade científica concorda que o planeta está aquecendo e os responsáveis somos nós. Os efeitos têm sido e serão ainda mais catastróficos. Em sua palestra, Gore apresenta dados factuais que as calotas polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas de comportamento. Isso tudo resulta numa constância de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias. O efeito no futuro será um caos político, econômico e social.

Apesar de ser extremamente didático, dos momentos auto-biográficos mais puxados para o drama e da aura superstar dada pelo diretor Davis Guggenheim a Al Gore, este documentário é válido pela sua mensagem, e pela tentativa de alertar as pessoas (principalmente as dos EUA) sobre os impactos ambientais causados pelo homem. Apesar de parecer a alguns mera manobra eleitoreira e marketing pessoal, ainda assim, vale a pena conferir e refletir sobre o que podemos fazer pra reverter a situação do nosso planeta.

Duração: 91 minutos
Direção: Davis Guggenheim

Download Aqui
.

Nenhum comentário

Deixe aqui seu comentário para esta postagem!