Últimas postagens!!

Sagarana - O Duelo (1973)


A obra-prima de Guimarães Rosa deu oirgem ao clássico do cinema nacional, que finalmente pe lançado em DVD. Turíbio Todo (Joel Barcelos) volta da pescaria sem contra-aviso à sua esposa Mariana (Ítala Nandi) e a flagra namorando um caçador de cangaceiros (Milton Moraes). Turíbio arma-se de uma garrucha para se vingar, prepara tocaia, mas mata o homem errado. Para perseguil-lo pelo crime aparece justamente o amante da mulher. Em meio a caçada, os dois homens vão encontrando personagens do sertão mineiro. Todos ficam sabendo da guerra entre aqueles sujeitos e querem saber como vai terminar esse duelo.


Elenco:

Rodolfo Arena
Joel Barcellos
Zózimo Bulbul
Sadi Cabral
Antonio Carnera
Emmanuel Cavalcanti
Roberto Ferreira
Wilson Grey
Átila Iório

Duração: 104 minutos
Direção: Paulo Thiago

Um comentário:

  1. É um clássico não reconhecido do cinema nacional, graças, principalmente, ao roteiro primoroso do próprio Paulo Thiago, utilizando um pequeno conto do livro "Sagarana" como fio condutor e enxertando situações e personagens de outras histórias de Guimarães Rosa.

    A "costura" saiu tão perfeita que o espectador desinformado nem de longe imagina que se trata de uma colcha de retalhos.

    E é um dos poucos filmes a enfocar a jagunçagem de Minas Gerais, que tem muitos pontos em comum e também algumas diferenças em relação ao cangaço nordestino.

    Ela é mostrada nos estertores, como se a ação que presenciamos fosse o canto do cisne de uma época rica de lendas e de encantos, levada de roldão pelo progresso.

    Os personagens do barqueiro que vira cobrador de trem e do artista circense evidenciam bem a transição, que não é necessariamente para melhor.

    Pena que o Thiago não contasse com um elenco mais homogêneo. Joel Barcellos, Jofre Soares, Paulo César Pereio e Ítala Nandi são destaques óbvios, mas os importantes personagens de Cassiano Gomes e Ditão Passos não foram assumidos por atores carismáticos.

    Em tempo: uma das melhores músicas brasileiras de todos os tempos, "Matita Perê", foi composta para este filmaço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário para esta postagem!